Academia Ministerial

3 Curiosidades que você não sabia sobre a Cruz

A cruz tornou-se um símbolo muito amado em todo o mundo, representando o amor e a devoção supremos através do sacrifício de Cristo, bem como o momento em que o preço do nosso pecado foi pago por meio da morte e ressurreição de Jesus. Ela também aponta para o sacrifício que todos os sacrifícios anteriores descritos no Antigo Testamento estavam antecipando ao longo dos séculos. Representa uma nova vida oferecida em Cristo, através do perdão dos pecados, a morte para a velha natureza e a ressurreição para uma vida com Cristo.

É nesse contexto que percebemos algo maravilhoso: a cruz aparece de formas surpreendentes na história, na cultura e até mesmo em nosso próprio corpo. Veja agora três curiosidades que talvez você nunca tenha ouvido sobre a cruz.

1.    No deserto, as tendas dos israelitas eram montadas em formação de cruz.

Em Números 2, Deus dá instruções claras sobre onde cada tribo deveria montar suas tendas nas quatro direções da bússola: três tribos ao norte, três ao sul, três ao leste e três ao oeste. Curiosamente, o número de pessoas em cada tribo não era igual, e ao representar esses números em centímetros, formamos uma cruz. Coincidência? Deus não trabalha com coincidências e ordenou os acampamentos desta forma com um propósito. Ele as organizou ao redor de seu tabernáculo propositalmente dessa forma.

Israel se movia pelo deserto, seguindo o Senhor na nuvem que os guiava, formando uma cruz sempre que montavam acampamento.

2.    Nas escolas israelenses, o sinal de “mais” é evitado por ser parecido com uma cruz.

O símbolo de adição em Israel parece um ‘T’ de cabeça para baixo. Um sinal de mais (+) comum se assemelha muito a uma cruz e, por isso, é cuidadosamente evitado nas escolas israelenses. Para o povo judeu, o sinal da cruz pode causar uma reação não tão boa. Muitos cristãos não têm conhecimento do sofrimento que os judeus enfrentaram por falsos cristãos em nome da cruz. Após serem expulsos de Israel, muitos judeus eventualmente migraram para países europeus “cristãos”, mas lá eles enfrentaram duras perseguições por parte das pessoas.

Em razão disso, os judeus foram marcados profundamente a ponto de evitarem sequer usar este símbolo. Esta é claramente uma tentativa do inimigo de impedir os planos do Senhor em relação ao Seu precioso povo, cegando os judeus do verdadeiro e belo significado da cruz de Cristo. Sabemos, porém, que todas essas tentativas fracassarão, pois a palavra promete:

 “Derramarei sobre a família de Davi e os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram (Jesus Cristo), e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do primogênito. (…) Naquele dia, uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, a fim de purificá-los do pecado e da impureza.” (Zacarias 12:10,13)

E também promete que Israel declarará:

“Bendito é o que vem em nome do Senhor! Da casa do Senhor nós os abençoamos.” (Salmos 118:26/Mateus 23:39)

Enquanto esperamos pelo cumprimento total destas promessas, temos o dever como cristãos de orar por eles e interceder por Israel para que todo o véu colocado pelo inimigo para obscurecer o entendimento deles possa ser retirado pela palavra e o poder do Espírito santo. Devemos crer e declarar que todas as promessas em relação a Israel se cumprirão!

3.    Existe uma proteína que une nossas células em forma de cruz

Há uma proteína chamada LAMININA que tem a forma de uma cruz e é considerada a “cola”, ou a proteína que une e mantém todos os tecidos juntos. Não pode ser uma simples coincidência; foi o Senhor quem desenhou nosso corpo e quis que assim fosse para ressaltar a importância do sacrifício de Cristo para a nossa sobrevivência e existência. Assim como esta proteína tem a função de unir, o sacrifício de Cristo na cruz uniu o céu e a terra, reconciliou o homem com Deus e uniu e continua a unir e restaurar relacionamentos.

Qualquer ser humano que já existiu, existe ou vai existir, em todo mundo, carrega consigo mesmo o maior presente que poderia receber: Jesus! Nossa missão é apresentar-lhes através de nosso testemunho e de nossa vida o poder do sacrífico de Cristo.

Conclusão

Surpreso?

Vista através dessa perspectiva, a cruz não é apenas um símbolo, mas a única esperança de salvação e vida que temos. Um dia, todo o povo de Israel verá a cruz com novos olhos e entenderá seu significado, assim como os antigos israelitas acampavam em forma de cruz. A mensagem da cruz é de paz e reconciliação, unindo céu e terra, bem como restaurando relacionamentos entre as pessoas!

“Quando vocês estavam mortos por causa das transgressões e da incircuncisão da carne de vocês, Deus lhes deu a vida com Cristo. Ele nos perdoou de todas as transgressões e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças e que era contra nós. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, depois de ter despojado os poderes e as autoridades, humilhou-os publicamente quando triunfou sobre eles na cruz.” Colossenses 2:13-15

“Ele mesmo carregou nossos pecados em seu corpo na cruz, para que estivéssemos mortos para o pecado e vivêssemos para a justiça. Nossa cura instantânea fluiu de suas feridas.” 1 Pedro 2:24 (TPT)