Academia Ministerial

Por que precisamos estudar Êxodo?

Sobre o livro

Êxodo é o segundo livro do Pentateuco ou Torá. Seu nome provém do título “Êxodos”, que significa “saída” ou “partida” (19:1). O título é logico porque o livro retrata a saída da escravidão de Israel do Egito como o tema predominante do livro.

Enquanto Gênesis foca na família de Abraão, Êxodo foca no desenvolvimento e no chamado da nação de Israel. A verdadeira história deste belo livro é a obra redentora de Yahweh ao livrar Israel da escravidão no Egito e estabelecer um relacionamento singular de aliança com a nação.

Autor do livro

Moisés é o autor deste livro e ele se coloca como personagem principal.

Tema principal

O tema principal do livro é a Redenção. A libertação e a saída dos filhos de Israel da escravidão no Egito apontam para a redenção definitiva que Jesus realizou, e Moisés, que os liderou, era um tipo de Cristo.

Propósito e mensagem do livro

Propósito Histórico: Foi escrito para descrever o nascimento da “nação de Israel”, que foi escolhida para trazer a benção prometida para o mundo, para combater a idolatria e revelar a identidade do Deus de Israel (YHWH). Tem o objetivo de narrar como Deus livrou Israel da escravidão e da idolatria no Egito, conduzindo-o a um lugar de destaque de povo exclusivamente Seu.

Propósito teológico: A intenção teológica básica do livro é a autorrevelação divina. Deus se revela como fiel, pois se lembrou das promessas da aliança feitas aos patriarcas hebreus (Abraão, Isaque, Jacó), mas agora também se revela como Yahweh, O GRANDE EU SOU, Deus e Senhor da nação de Israel (6:2-3).

Esboço do livro

I. Opressão no Egito (1:1 -11:10);
II. A Libertação do Povo de Deus do Egito (12:1 –14:31);
III. Educação do povo de Deus no deserto (15:1-18:27);
IV. Consagração do povo de Deus no Sinai (19:1–34:35);
V. Adoração do povo de Deus no Tabernáculo (35:1–40:38).

Temas principais

  1. A revelação do nome YHWH — Deus se revela como O GRANDE EU SOU, autossuficiente, autoexistente.
  2. As dez pragas — Elas carregam um poderoso significado, pois desafiam os deuses do Egito.
  3. A Páscoa — Aponta para o sacrifício do cordeiro de Deus, o Cristo, que morreu para nos salvar e nos libertar da escravidão e da morte.
  4. Os 10 Mandamentos — Os termos da aliança entre Deus e Israel.
  5. O Tabernáculo — Meio pelo qual Deus habitaria no meio de Israel. Aponta para Cristo e sua obra na cruz.
  6. A presença de Deus — O resultado importante da aliança de Yahweh e Israel foi a própria presença de Deus habitando no meio deles.