
O Significado da Festa das Trombetas – Feliz Ano Novo!
No primeiro dia do mês judaico de Tishri, no outono, a Festa das Trombetas anuncia a chegada do novo ano judaico. Hoje ela é conhecida como Rosh Hashaná, a “Cabeça do Ano”, embora, segundo Êxodo 12:2, não seja realmente o início do ano bíblico. O ano do calendário deveria começar no mês da Páscoa, na primavera, e a Festa das Trombetas acontece no início do sétimo mês. Mas esta é uma discussão para depois.
O que realmente importa é que, como todas as outras “Festas do Senhor”, a Festa das Trombetas é cheia de significado para nós hoje, assim como possui um significado profético sobre o que está por vir.
Festas de Yahweh do Outono
Existem três festas de outono que ocorrem em rápida sucessão: a Festa das Trombetas, o Dia da Expiação (Yom Kippur) e a Festa dos Tabernáculos. Os dez dias entre a Festa das Trombetas e o Yom Kippur (Dia da Expiação – o dia mais sagrado do calendário judaico) são chamados de “Dias de Reverência/Temor”, durante os quais os judeus são incentivados a refletir sobre sua posição diante de Deus, sendo um período de arrependimento em Israel.
Assim como as festas da primavera – Páscoa, Primícias e Shavuot (ou Pentecostes) – estão todas profeticamente relacionadas à morte, ressurreição, ascensão de Yeshua e ao envio do Espírito Santo, as festas de outono se referem à sua segunda vinda de Cristo.
A Festa das Trombetas está especialmente ligada à última trombeta que soará quando Jesus Cristo vier novamente em glória para governar e cumprir as promessas de “novos céus”, “nova terra”.
“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, à última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Pois este corpo corruptível deve se revestir do incorruptível, e este corpo mortal deve se revestir da imortalidade. Quando o corruptível se revestir do incorruptível, e o mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá o que está escrito: ‘A morte foi tragada na vitória.’ ‘Ó morte, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão?’ O aguilhão da morte é o pecado, e o poder do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(1 Coríntios 15:51-57)
ALELUIA!
Temos muito o que celebrar! Celebrar a vitória de Cristo sobre a morte e o inferno, celebrar a ressurreição e a vida que temos em Cristo, celebrar a promessa da vida eterna, celebrar a promessa do fim da morte, do pecado, da tristeza, do luto… celebrar a promessa de que logo Ele voltará para nos buscar.
Esta festa é um chamado a nos lembrarmos da nossa mais elevada esperança: a volta de Cristo Jesus e seu Reino que logo está por vir. Sabemos que estamos vivendo os últimos dias, dias em que o mal parece prevalecer, mas ao lembrarmos da vitória de Cristo e de Sua promessa de que logo voltará para resgatar Sua igreja, ganhamos ânimo e coragem para enfrentar nossos dias. Este é um belo dia para declararmos: Ora vem Senhor Jesus!
O que a Bíblia ensina sobre a Festa das Trombetas
“E o Senhor falou a Moisés, dizendo: ‘Fala aos filhos de Israel, dizendo: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, tereis um dia de descanso solene, memória proclamada com o toque das trombetas, uma santa convocação. Não fareis nenhum trabalho comum, e apresentareis uma oferta de alimento ao Senhor.’” Levítico 23:23-25
“No primeiro dia do sétimo mês tereis uma santa convocação. Não fareis nenhum trabalho comum. É dia de tocar as trombetas, e oferecereis um holocausto, como aroma agradável ao Senhor.” Números 29:1-2
Deus planejou que fosse um dia de descanso, de tocar trombetas e de oferecer sacrifícios além dos sacrifícios habituais do mês novo, para fazer expiação de pecados pelo povo e celebrar o início de um novo ciclo que se inicia com um novo mês!
O que significa tocar uma trombeta?
As trombetas nos tempos bíblicos eram feitas de chifres de carneiro (shofars) ou de prata, e podiam ser tocadas pelos sacerdotes e líderes. Havia sons diferentes para propósitos diferentes:
- Hora de desmontar o acampamento e seguir viagem, quando os israelitas estavam no deserto
- Hora de reunir o povo e convocar uma assembleia
- Para entregar um sacrifício em um dia de festa
- Aviso de guerra ou perigo
- Louvor
- Declarar uma festa
- Proclamar um rei
- Reunir tropas para a batalha
- Para ser usada em combate
- Declarar vitória
Podia ser som de adoração ou grito de guerra. Um recurso prático para as doze tribos em marcha e para marcar dias e momentos especiais de celebração.
O som da trombeta também tem outras conotações na Bíblia:
- O poder de Deus para ressuscitar os mortos (1 Coríntios 15:52, 1 Tessalonicenses 4:16)
- A proclamação do evangelho (Salmos 89:15)
- A pregação ousada e fiel dos profetas (Isaías 58:1, Oséias 8:1, Joel 2:1)
- Os julgamentos nos últimos dias (Apocalipse 8:2 e 13)
Em Rosh Hashaná, proclamamos a vitória de Cristo; louvor e esperança; o retorno de Cristo, e ressoamos para o mundo um aviso de que JESUS breve voltará para julgar e estabelecer seu Reino!
SHANA TOVA! (FELIZ ANO NOVO!)
Ao entrarmos neste novo ano judaico, todos desejarão uns aos outros “Shana Tova!” e que seus nomes sejam escritos no Livro da Vida. É costume comer alimentos doces como maçãs, mel e chocolate, e presentear esses alimentos para desejar um ano novo doce. O judaísmo moderno possui o conceito de que suas boas e más ações são pesadas numa balança para determinar se você é digno de ser escrito no Livro da Vida durante este período que antecede o Yom Kippur, o Dia da Expiação. Nós, crentes em Yeshua, podemos ter certeza de que nosso nome estará lá, porque somos amigos do Autor do Livro!
Hoje, as trombetas anunciam o sacrifício de expiação que Yeshua cumpriu. Elas comunicam a pregação da Palavra, a vitória sobre a morte e a ressurreição para a vida eterna.
O sacrifício foi pago.
A batalha foi vencida.
Podemos entrar livremente em seu precioso descanso e celebrar com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Isso sim é algo digno de tocar trombetas!