
Como a Festa das Trombetas se tornou ROSH HASHANÁ?
O que é Rosh Hashaná?
Grande parte do mundo celebra um novo começo quando o dia 31 de dezembro se transforma em 1º de janeiro, enquanto o povo judeu atualmente celebra seu ano novo na Festa das Trombetas.
Em Rosh Hashanah os judeus celebram o dia da criação do mundo, que este ano completa 5.786 mil anos. Esta conta, porém, não pode ser totalmente comprovada.
De acordo com a Bíblia, o ano novo começa no “primeiro dia do primeiro mês”. O “primeiro mês” do ano de acordo com as Escrituras é o mês em que celebramos a Páscoa na primavera.
Contudo, nosso Deus é um Deus de múltiplos novos começos e novas estações!
Por isso, a lua nova indica o início de um novo mês, e todo novo mês é celebrado. Então, em vez de celebrar apenas uma vez por ano, Deus pede que o início de cada mês, cada lua nova, seja celebrado – ou seja, doze novos começos em vez de um só! Isso é chamado de “Rosh Chodesh”, ou “cabeça do mês”. Daí surge o nome “Rosh Hashana”
Portanto, a festa das trombetas, de fato marca um novo ciclo e um novo começo, pois é o primeiro dia de um novo mês no calendário judaico.
Como se desenvolveu o calendário judaico
O calendário judaico é diferente do calendário gregoriano, pois é mais regulado pela lua do que pelo sol, e os dias vão do pôr do sol ao pôr do sol, em vez de meia-noite a meia-noite.
Você pode conhecer os nomes dos meses judaicos (como Nisan, mencionado acima), mas Deus chamava os meses simplesmente pela sua ordem – primeiro mês, segundo mês e assim por diante. Ele também chamava os dias da semana da mesma forma – primeiro dia, segundo dia, até o sexto dia, e então Shabat. Os nomes da semana que usamos hoje são baseados na adoração a ídolos! (domingo – dia do sol, segunda – dia da lua, quinta-feira – Thor, e assim por diante).
Da mesma forma, os nomes dos meses judaicos não aparecem na Bíblia, mas foram trazidos de volta pelo povo de Israel após o exílio na Babilônia:
- Nisan (נִיסָן)
- Iyyar (אִיָּר)
- Sivan (סִיוָן)
- Tammuz (תַּמּוּז)
- Av (אָב)
- Elul (אֱלוּל)
- Tishri (תִּשׁרִי)
- Cheshvan (חֶשְׁוָן)
- Kislev (כִּסְלֵו)
- Tevet (טֵבֵת)
- Shevat (שְׁבָט)
- Adar (אֲדָר)
A influência babilônica também levou os judeus a começarem a celebrar o ano novo, e a fazê-lo na Festa das Trombetas, que ocorre no primeiro dia do sétimo mês, Tishri.
Portanto, celebrar o ano novo na Festa das Trombetas não é uma instrução bíblica, mas uma tradição que se instalou após o exílio na Babilônia.
De qualquer forma, esta data não deixa de ser importante e digna de ser celebrada, pois de fato marca um novo ciclo, um novo mês, e aponta para a volta de Cristo Jesus!
Cremos e sabemos que Deus é um Deus de mistérios e propósitos, portanto essa festa tem sim seu significado e sua importância para nós hoje, e é carregada de significados proféticos para os nossos dias!
SHANA TOVA!