Academia Ministerial

Você conhece a Deus?

“Quando estava ensinando no pátio do Templo, Jesus disse bem alto: — Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem. Mas eu o conheço porque venho dele e fui mandado por ele.” (João 7:28-29)

Muitas pessoas já ouviram falar de Deus, e por isso acreditam e professam conhecê-Lo. Há quem O conheça apenas pela tradição da família, pelas pregações dos cultos, por vídeos ou pelas redes sociais. Mas será que isso é o suficiente para ter uma visão verdadeira e íntima de quem Ele é?

Vivemos em dias de superficialidade, onde pensamos que “conhecer” a Deus de forma rasa, buscando conhecê-Lo através do que falam outras pessoas, dedicando o menor tempo possível, é suficiente para sermos religiosos e professar sermos cristãos. Mas a realidade é que o conhecimento de Deus é para aqueles que O buscam no secreto, sinceramente e constantemente. É para aqueles que têm fome e sede de Sua Palavra!

Jesus, em João 7, confrontou os judeus dizendo: Vocês não conhecem a Deus!

Essa afirmação nos leva a refletir: será que nós, de fato, conhecemos a Deus ou apenas sabemos algumas coisas sobre Ele?

O problema do conhecimento superficial e distorcido

Na época de Jesus, muitos questionavam:

“Nós sabemos de onde este homem é. Quando, porém, o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é.” (João 7:27)

Eles se apegavam a tradições equivocadas e, por isso, não conseguiam reconhecer que Jesus era o Messias.

Hoje, da mesma forma, muitas pessoas formam conceitos de Deus a partir de opiniões da internet ou de pregadores que dizem o que querem ouvir, e não o que realmente confronta o coração. O verdadeiro evangelho não é aquele que massageia o ego, mas o que nos leva ao arrependimento e a uma transformação de vida.

O conhecer a Deus é ter um encontro real e pessoal com Ele, onde somos confrontados por Sua Palavra e constrangidos por Seu amor, a ponto de mudarmos completamente de vida. Qualquer ensinamento que negue esta verdade é totalmente distorcido e errôneo.

Portanto, não se engane: a falsa religião (aquela em que não é exigido compromisso, intimidade e entrega), os achismos em que se apega e a tradição em que se apoia não são capazes de levar-lhe a lugar algum com Deus.

Desapegue-se das tradições religiosas, do orgulho e da superficialidade. Desligue as vozes das mídias e aquiete-se diante do Senhor e de Sua Palavra. Volte-se humildemente a Deus, com um coração sincero que busca de fato conhecê-Lo por quem Ele é.

O que, de fato, significa conhecer a Deus?

Conhecer a Deus é diferente de apenas ouvir falar d’Ele. Significa ter uma experiência pessoal e transformadora.

Sinais de quem realmente conhece a Deus:

  1. Teve uma experiência pessoal com Ele.
  2. Mantém um relacionamento diário de oração e devoção.
  3. Dá frutos de novidade de vida — sua vida é transformada de tal forma que outros reconhecem: “Ele esteve com Jesus!”

Procure-o enquanto há tempo

Jesus advertiu a multidão:

“Estou com vocês apenas por pouco tempo e logo irei para aquele que me enviou. Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão.” (João 7:33-34)

A oportunidade de conhecer a Deus é hoje. Assim como nos dias de Noé, muitos zombaram e ignoraram a mensagem até que a porta da arca se fechou — e era tarde demais. Hoje vivemos o tempo da graça, mas um dia essa porta se fechará. Pode ser pelo arrebatamento, pode ser pela morte, mas ninguém sabe qual será sua última oportunidade.

Portanto:

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6)

O tempo é hoje, e o Pai não vê a hora de recebê-lo em Sua presença e de revelar a você quem Ele é. Não perca mais tempo: busque-O ainda hoje.

“O Senhor Deus diz: ‘Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.’ Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois Ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso, e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar.” (Joel 2:12-13)

Conclusão

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3)

E aí? Você realmente conhece a Deus? A resposta a essa pergunta é crucial para a sua vida eterna, pois a vida eterna é conhecer a Deus.

O convite de Jesus é claro: Ele nos chama a ter um relacionamento real e transformador com Ele. A decisão é pessoal. Não se trata apenas de religião, mas de vida com Deus, marcada pela fé, obediência e frutos visíveis.

Hoje você tem a chance de buscá-Lo de todo coração — e a promessa é que você O encontrará.