O que as suas palavras revelam sobre você?
“Você terá de aguentar as consequências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.” — Provérbios 18:20-21 NTLH
Você já parou para refletir sobre o poder das palavras e como elas glorificam ou ofendem o seu Criador?
Faça a si mesmo a seguinte pergunta: “O que eu tenho dito para exaltar o nome de Deus ao longo do meu dia?”
Acredito que você já tenha ouvido em algum momento de sua vida que palavras têm poder, mas talvez não tenha entendido totalmente o que isso significa. Ao longo dessa leitura você compreenderá e aprenderá a usá-las com consciência e intenção.
As palavras que saem da sua boca têm um impacto profundo e possuem o poder de influenciar as suas emoções, seus pensamentos, as suas conquistas e a maneira como você se relaciona com outras pessoas. Segundo neurocientistas, as palavras positivas ativam áreas cerebrais ligadas à recompensa, como o córtex pré-frontal e o núcleo Accumbens – regiões associadas à motivação, tomada de decisão e alegria. Já as palavras negativas despertam a amígdala, centro emocional do medo e da ansiedade. Além disso, elas revelam aquilo que está em seu coração!
“A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio.” — Lucas 6:45 e Mateus 15:18-19.
Por isso, você deve usar suas palavras com o propósito de edificar. Como disse a Apóstola Valnice Milhomens diz:
“Não verbalize o que você não quer ver manifesto. Palavras são sementes, palavras confessadas são sementes plantadas, confissões repetidas são sementes regadas, sementes plantadas são e regadas terminam germinando, para o bem ou para o mau. O poder da vida e da morte está na língua, feliz aquele que bem a utiliza. Pelas tuas palavras serás justificado, e pelas suas palavras serás julgado.”
Honre o Senhor em seu falar
Ao te criar, o Senhor lhe concedeu cordas vocais por um único propósito: adorar o seu santo nome e levar as boas novas a todos os povos da terra! Mas quanto das suas palavras têm realizado isso?
Você já sabe que o Espírito Santo habita em você, mas imagine como deve ser para Ele te ouvir plantando palavras que não edificam, que não vão de acordo com Seus princípios e, principalmente, palavras que não permitem que as pessoas à sua volta vejam Cristo em sua vida.
Portanto, lembre-se: O Senhor te deu um órgão capaz de levar vida ou morte, bênçãos ou maldições, capaz de edificar ou destruir, por isso, abra a sua boca a fim de proferir palavras retas, de benção, adoração e agradecimento que ministrem graça aos que a ouvem.
“Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens darão conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois, por suas palavras, vocês serão absolvidos e, por elas, serão condenados.” — Mateus 12:36-37 NVI.
Atente-se aos que estão à sua volta
Você sabia que as pessoas à sua volta também influenciam as suas palavras?
Tendo isso em vista, procure estar sempre rodeado de pessoas que louvam e amam a Deus e que demonstram isso em seu falar.
A palavra de Deus diz que aquele que guarda a sua língua, guarda também a sua alma das angústias. Em vista disso, tome cuidado com as rodas de conversa em que a presença do Senhor não está presente e evite ser influenciado por eles usando palavras torpes e vãs que desagradam a Deus. Ao invés disso, seja diferente dos demais, e deixe que suas palavras sejam boas, agradáveis e puras, para que todos vejam Cristo em você.
“As histórias obscenas, as conversas tolas e as piadas vulgares não são para vocês. Em vez disso, sejam agradecidos a Deus.” — Efésios 5:4 NVT.
‘Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!’ — Salmos 1:1.
Demonstre Cristo em seu falar
É necessário que você se pareça com Jesus também em seu modo de falar, para que reconheçam a presença d’Ele em sua vida assim como as pessoas reconheciam os discípulos de Jesus apenas pela forma como eles falavam:
“Quando os membros do conselho viram a coragem de Pedro e João, ficaram admirados, pois perceberam que eram homens comuns, sem instrução religiosa formal. Reconheceram também que eles haviam sido com Jesus.” — Atos 4:13 NVT.
Lembre-se: Você é um exemplo de Jesus na terra e para todos os que estão à sua volta. Por isso, é necessário santificar o nome d’Ele. Essa é uma responsabilidade grandiosa!
Profetize palavras de benção, e não de maldição
As palavras de afirmação e benção, quando repetidas com intencionalidade, fazem toda a diferença. Por exemplo, quando você diz frases como “eu sou capaz” ou “eu estou me desenvolvendo”, elas têm efeitos diretos na redução de estresse, fortalecimento emocional e na qualidade das relações interpessoais, além de criarem narrativas mais saudáveis e encorajadoras.
Por isso, se esforce para profetizar palavras de benção em sua própria vida, mesmo quando você não se sente como tal. Essas sementes plantadas germinarão e darão frutos grandiosos.
Entretanto, repetir frases negativas como “eu não sou capaz” ou “eu não sou bom o suficiente” podem diminuir a sua autoconfiança ao longo do tempo e machucam a sua identidade.
Além disso, tanto o mundo espiritual quanto a sua própria mente recebe essas palavras como verdade, levando você a se comportar de acordo e ter aquilo que você diz. O mesmo ocorre quando você afirma “eu tenho medo”: ao declarar isso, você toma posse desse sentimento e abre espaço para que o medo entre e faça morada em você.
Da mesma forma, profetize sobre as circunstâncias ao seu redor. Quando você declara vida onde há caos, esperança onde há desânimo e fé onde tudo parece incerto, você muda a atmosfera — primeiro dentro de você, depois ao seu redor. Suas palavras são como setas lançadas no mundo espiritual!
E não se esqueça: as palavras que você lança sobre outras pessoas também têm peso. Portanto, declare bençãos sobre a vida daqueles que o cercam!
“Quem de vocês ama a vida e deseja uma vida longa para ver o bem? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios de proferir mentiras.” — Salmos 34:12-13 NVI.
Aplicação prática
Por mais simples que pareça, pensar antes de falar sempre será uma dica de ouro para refletir os frutos que as suas palavras terão quando ditas. Não se esqueça de utilizá-las com consciência e boa intenção, como suas aliadas para uma vida leve e vitoriosa.
Aqui vão algumas dicas para declarar palavras de vitória em sua vida:
- Memorize versículos chave: leia e repita versículos da Bíblia sobre as áreas da sua vida em que você necessita de fé ou coragem, e as declare diariamente ou sempre que necessário.
- Escolha o presente: diga “eu sou” em vez de “eu serei”, para trazer força e convicção ao agora.
- Seja específico: substitua o “eu sou bom” por “sou uma pessoa comprometida com o que faço”.
- Dê pausas antes de responder: pense no impacto emocional do que será dito e reflita o que o Senhor responderia em cada situação.
- Expresse gratidão a Deus: Comece todos os seus dias com uma oração de louvor e gratidão por quem Deus é e por tudo aquilo que Ele lhe deu!
Repita essa oração:
“Senhor, eu te peço perdão e me arrependo pela multidão de palavras professadas que não honraram o seu nome. Declaro bloqueadas e retiradas agora todas as maldições ditas e clamo para que o teu Espírito me ajude a honrá-lo com a minha boca. Me comprometo a vigiar as minhas palavras a fim de que elas sejam agradáveis na Tua presença, amém.”