Academia Ministerial

7 Declarações bíblicas sobre sua vida

A importância das boas palavras

“Você terá de aguentar as consequências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.” — Provérbios 18:20-21 NTLH

Você já parou para refletir sobre o poder das suas palavras e como elas afetam a sua vida?

Faça a si mesmo a seguinte pergunta: “O que eu tenho dito para exaltar o nome de Deus e abençoar o meu dia?”

As palavras que saem da sua boca têm um impacto profundo e possuem o poder de influenciar as suas emoções, seus pensamentos, as suas conquistas e a maneira como você se relaciona com outras pessoas. Segundo neurocientistas, as palavras positivas ativam áreas cerebrais ligadas à recompensa, à motivação, tomada de decisão e alegria. Já as palavras negativas ativam o centro emocional do medo e da ansiedade!

E tome cuidado, pois as suas palavras não só têm poder sobre sua vida e emoções mas também revelam o que está dentro do seu coração, expondo a condição de sua vida espiritual!

“A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio.” — Lucas 6:45 (Veja também Mateus 15:18-19)

Por isso, você encha seu coração da Palavra de Deus e aprenda a usar suas palavras com o propósito de abençoar, profetizar e edificar.

Como diz a Apóstola Valnice Milhomens:

“Não verbalize o que você não quer ver manifesto. Palavras são sementes, palavras confessadas são sementes plantadas, confissões repetidas são sementes regadas, sementes plantadas e regadas terminam germinando, para o bem ou para o mau”; “Tu tens o que tu dizes, tu és o que tu vês” – Valnice Milhomens

O poder das declarações

As palavras de afirmação e bênção, quando repetidas com intencionalidade, fazem toda a diferença. Por exemplo, quando você diz frases como “eu sou capaz” ou “eu estou me desenvolvendo”, elas têm efeitos diretos na redução de estresse, fortalecimento emocional e na qualidade das relações interpessoais. Além de criarem narrativas mais saudáveis e encorajadoras e abrirem portas para boas oportunidades.

Por isso, se esforce para profetizar palavras de benção em sua própria vida, mesmo quando você não se sente como tal. Essas sementes plantadas germinarão e darão frutos grandiosos.

Entretanto, repetir frases negativas como “eu não sou capaz” ou “eu não sou bom o suficiente”, “este é um dia péssimo”, podem diminuir a sua autoconfiança ao longo do tempo e machucam a sua identidade.

Além disso, tanto o mundo espiritual quanto a sua própria mente recebem essas palavras como verdade, levando você a se comportar de acordo e ter aquilo que você diz. O mesmo ocorre quando você afirma “eu tenho medo”: ao declarar isso, você toma posse desse sentimento e abre espaço para que o medo entre e faça morada em você.

Por isso, aprenda a profetizar, a declarar o que as Escrituras dizem sobre você, sua vida e família e você verá grandes mudanças ocorrerem em sua vida!

Profetize sobre as circunstâncias ao seu redor. Quando você declara vida onde há caos, esperança onde há desânimo e fé onde tudo parece incerto, você muda a atmosfera — primeiro dentro de você, depois ao seu redor. Suas palavras são como setas lançadas no mundo espiritual!

“Quem de vocês ama a vida e deseja uma vida longa para ver o bem? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios de proferir mentiras.” —  Salmos 34:12-13 NVI.

Em vista disso, aqui estão 7 declarações poderosas para você proclamar todos os dias:

1. “Eu declaro que não terei medo, pois o Senhor me resgatou. Ele me chamou pelo meu nome. Eu sou Seu filho escolhido e amado.”

“Mas agora, ó Jacó, escute o Senhor que te criou. Ó Israel, Aquele que te formou diz: ‘Não tenhas medo, pois Eu te resgatei. Eu te chamei pelo nome; tu és Meu.’” Isaías 43:1

“Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele. Deus decidiu de antemão nos adotar como Sua própria família, trazendo-nos para Si por meio de Jesus Cristo. Isso foi o que Ele quis fazer, e isso Lhe deu grande prazer. Por isso, louvamos a Deus pela graça gloriosa que Ele derramou sobre nós, que pertencemos ao Seu amado Filho.” Efésios 1:4–6

2. “Eu declaro que a paz do Senhor guarda o meu coração e a minha mente enquanto vivo em Cristo Jesus.”

“Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede tudo o que podemos compreender. A Sua paz guardará os seus corações e as suas mentes enquanto vocês vivem em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7

3.  “Eu declaro que o Senhor dirige todos os meus passos e me toma pela mão, não permitindo que eu caia.”

“O Senhor dirige os passos dos justos. Ele se alegra em cada detalhe da vida deles. Ainda que tropecem, nunca cairão, pois o Senhor os segura pela mão.” Salmos 37:23–24

4. “Eu declaro que o Senhor é o meu refúgio e o meu lugar de segurança, e eu confio n’Ele. Nenhuma praga chegará perto de mim e da minha casa.”

“Isso eu declaro a respeito do Senhor: Somente Ele é o meu refúgio, o meu lugar de segurança; Ele é o meu Deus, e Nele eu confio… Se você fizer do Senhor o seu refúgio, se fizer do Altíssimo a sua morada, nenhum mal o dominará; nenhuma praga chegará perto da sua casa.” Salmos 91:2, 9–10

5. “Eu declaro que o Senhor cuida de mim e supre todas as minhas necessidades segundo as Suas riquezas que me foram dadas em Jesus!”

“E este mesmo Deus, que cuida de mim, suprirá todas as suas necessidades a partir das Suas gloriosas riquezas, que nos foram dadas em Cristo Jesus.” Filipenses 4:19

6. “Eu declaro que, aonde quer que eu vá e em tudo o que eu fizer, serei abençoado!”

“Vocês experimentarão todas estas bênçãos se obedecerem ao Senhor, o seu Deus: Suas cidades e seus campos serão abençoados. Seus filhos e suas colheitas serão abençoados. A cria dos seus rebanhos e dos seus rebanhos menores será abençoada. Suas cestas de frutos e suas tábuas de pão serão abençoadas. Aonde quer que vocês forem e em tudo o que fizerem, vocês serão abençoados.” Deuteronômio 28:2–6

7. “Eu declaro que já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo é pela fé em Jesus, meu Senhor, que me ama e Se entregou por mim!”

“Fui crucificado com Cristo. Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E a vida que agora vivo no corpo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim.” Gálatas 2:20