A quem você tem refletido?
‘Jesus lhes disse: ― Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não compreendem o meu discurso? Porque são incapazes de ouvir o que digo. Vocês são do Diabo, o pai de vocês, e querem fazer o que ele deseja… Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus.’
— João 8:42-44,47
Você já parou para pensar com quem ou com o que realmente se parece?
Fisicamente, é fácil identificar traços herdados dos nossos pais. Mas e no seu dia a dia? A quem você reflete em suas atitudes, palavras e decisões — será que reflete a Deus e aquilo que pertence a Ele, ou ao inimigo e aquilo que pertence a ele?
Jesus, em João 8, fez uma afirmação surpreendente: no mundo espiritual, há dois pais — Deus ou o diabo — e todos nós pertencemos a um deles. Ou pertencemos a Deus, ou pertencemos ao inimigo.
Essa é uma verdade que confronta, mas também liberta.
Esta passagem de João 8 nos ensina que nem todos que dizem conhecer a Deus de fato o conhecem; e nem todos que falam de fé vivem como filhos reais de Deus. Foi justamente sobre isso que Jesus falou aos religiosos do seu tempo, revelando que o verdadeiro filho é reconhecido não por palavras apenas, mas pela sua relação com o Pai e suas atitudes diárias.
A partir das palavras de Jesus em João 8, vamos entender 4 CARACTERÍSTICAS de um VERDADEIRO FILHO de Deus!
1. O filho ouve a palavra do Pai
“Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra.” — João 8:37
Jesus mostra que, para ser um verdadeiro filho de Deus, era preciso ouvir e obedecer à Palavra do Pai.
O verdadeiro filho presta atenção à voz do Pai, considera o que Ele diz e vive conforme Sua vontade. Agora, filhos rebeldes se voltam contra as ordens de seu pai e fecham seu coração para Sua Palavra e Suas ordenanças.
Infelizmente, muitos hoje que se dizem cristãos agem como filhos rebeldes, e não como filhos verdadeiros, pois se voltam contra a palavra do Pai e não a aceitam como ordem.
CUIDADO: A voz que você escolhe ouvir revela quem é o seu pai.
A voz de Deus traz verdade, exortação, transformação e liberdade; a do inimigo traz engano, dúvida e escravidão.
Decida hoje que voz ouvir!
2. O filho imita as obras do Pai
“Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.” — João 8:39
O filho se parece com o pai — não apenas por palavras, mas por atitudes.
Apenas ser de uma família cristã ou frequentar uma igreja não faz de ninguém filho de Deus. Os filhos de Deus são aqueles que amam a Jesus e praticam as obras do Pai, vivendo para Ele e para os Seus desejos.
Hoje, muitos dizem ser filhos de Deus, mas vivem apenas para si mesmos, buscando dinheiro, status ou conforto, preferindo viver uma vida mundana e confortável do que uma vida de disciplina e desconforto por causa de Cristo.
Decida quais as obras que irá praticar!
Se até hoje se diz filho, mas vive de forma contrária aos ensinos das Escrituras e ao caráter de Deus, arrependa-se e volte-se para o Pai!
3. O filho honra o Pai
“Não estou endemoniado! Ao contrário, honro o meu Pai, e vocês me desonram.” — João 8:49
Mesmo diante de acusações e preconceitos, Jesus permaneceu firme em sua missão: honrar o Pai. Ele não buscava glória para si, mas fazia tudo em obediência a Deus.
E prometeu: “Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.” — João 8:51
Honrar a Deus é mais do que cantar ou dizer palavras bonitas. É viver com integridade, guardar a Palavra e refletir a glória do Pai nas pequenas e grandes atitudes do dia a dia.
A religião e a tradição não salvam — apenas um relacionamento verdadeiro com Deus pode transformar e gerar vida eterna.
4. O filho conhece o Pai
“Vocês não o conhecem, mas eu o conheço.” — João 8:55
Conhecer a Deus não é apenas saber sobre Ele. É ter uma experiência pessoal que transforma o coração e o compromete a Cristo todos os dias. Não bastam apenas experiências emocionantes de vez em quando — é necessária busca diária, compromisso diário com Cristo e Sua Palavra, para que, de fato, se conheça o Pai.
O verdadeiro filho é aquele que conhece o Pai de forma íntima, conversa com Ele, confia e obedece, mesmo quando o mundo não entende.
Conclusão
A pergunta que Jesus fez permanece ecoando:
“Quem é o seu pai?”
“Com quem você se parece?”
Hoje, o Senhor te convida a refletir:
- A voz de quem você tem ouvido?
- As obras de quem tem imitado?
- Você tem honrado a Deus com sua vida?
- Você o conhece verdadeiramente?
Não há neutralidade espiritual — ou somos filhos de Deus ou do inimigo.
Deus te chama hoje a tomar uma decisão definitiva: abandonar as trevas, reconciliar-se com Ele e viver como verdadeiro filho.
Tire um tempo para orar, refletir e escrever o que precisa mudar.
Deixe para trás pensamentos e atitudes que não refletem um filho de Deus — e decida parecer-se mais com o Pai celestial.