Academia Ministerial

Como a Festa das Trombetas se tornou ROSH HASHANÁ?

O que é Rosh Hashaná?

Grande parte do mundo celebra um novo começo quando o dia 31 de dezembro se transforma em 1º de janeiro, enquanto o povo judeu atualmente celebra seu ano novo na Festa das Trombetas.

Em Rosh Hashanah os judeus celebram o dia da criação do mundo, que este ano completa 5.786 mil anos. Esta conta, porém, não pode ser totalmente comprovada. 

De acordo com a Bíblia, o ano novo começa no “primeiro dia do primeiro mês”. O “primeiro mês” do ano de acordo com as Escrituras é o mês em que celebramos a Páscoa na primavera.

Contudo, nosso Deus é um Deus de múltiplos novos começos e novas estações!

Por isso, a lua nova indica o início de um novo mês, e todo novo mês é celebrado. Então, em vez de celebrar apenas uma vez por ano, Deus pede que o início de cada mês, cada lua nova, seja celebrado – ou seja, doze novos começos em vez de um só! Isso é chamado de “Rosh Chodesh”, ou “cabeça do mês”. Daí surge o nome “Rosh Hashana” 

Portanto, a festa das trombetas, de fato marca um novo ciclo e um novo começo, pois é o primeiro dia de um novo mês no calendário judaico. 

Como se desenvolveu o calendário judaico

O calendário judaico é diferente do calendário gregoriano, pois é mais regulado pela lua do que pelo sol, e os dias vão do pôr do sol ao pôr do sol, em vez de meia-noite a meia-noite. 

Você pode conhecer os nomes dos meses judaicos (como Nisan, mencionado acima), mas Deus chamava os meses simplesmente pela sua ordem – primeiro mês, segundo mês e assim por diante. Ele também chamava os dias da semana da mesma forma – primeiro dia, segundo dia, até o sexto dia, e então Shabat. Os nomes da semana que usamos hoje são baseados na adoração a ídolos! (domingo – dia do sol, segunda – dia da lua, quinta-feira – Thor, e assim por diante).

Da mesma forma, os nomes dos meses judaicos não aparecem na Bíblia, mas foram trazidos de volta pelo povo de Israel após o exílio na Babilônia:

  1. Nisan (נִיסָן)
  2. Iyyar (אִיָּר)
  3. Sivan (סִיוָן)
  4. Tammuz (תַּמּוּז)
  5. Av (אָב)
  6. Elul (אֱלוּל)
  7. Tishri (תִּשׁרִי)
  8. Cheshvan (חֶשְׁוָן)
  9. Kislev (כִּסְלֵו)
  10. Tevet (טֵבֵת)
  11. Shevat (שְׁבָט)
  12. Adar (אֲדָר)

A influência babilônica também levou os judeus a começarem a celebrar o ano novo, e a fazê-lo na Festa das Trombetas, que ocorre no primeiro dia do sétimo mês, Tishri

Portanto, celebrar o ano novo na Festa das Trombetas não é uma instrução bíblica, mas uma tradição que se instalou após o exílio na Babilônia. 

De qualquer forma, esta data não deixa de ser importante e digna de ser celebrada, pois de fato marca um novo ciclo, um novo mês, e aponta para a volta de Cristo Jesus!

Cremos e sabemos que Deus é um Deus de mistérios e propósitos, portanto essa festa tem sim seu significado e sua importância para nós hoje, e é carregada de significados proféticos para os nossos dias! 

SHANA TOVA!