Academia Ministerial

Como sentir paz nas tribulações?

‘Para o diretor do coro. Um Salmo dos filhos de Corá, ao som de Alamote. Um Cântico. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro sempre presente nas tribulações. Portanto, não temeremos, ainda que a terra mude e os montes desabem no coração do mar; ainda que suas águas rujam e espumem, e os montes estremeçam diante de sua fúria.”‘ Salmo 46:1-3 

O Salmo 46 é o salmo preferido de muitas pessoas que buscam o conforto de Deus em tempos de perigo — e assim deve ser. Pois Deus é descrito como o SENHOR dos Exércitos, um “socorro sempre presente nas tribulações.”

No entanto, o Salmo 46 faz parte de uma coleção que vai do Salmo 42 até o Salmo 49, e são descritos como os Salmos de Corá ou coraítas. Este Salmo, o Salmo 46, funciona como uma resposta a todas as queixas e orações apresentadas nos Salmos 42–44. Nesses salmos anteriores, Deus não é descrito como o SENHOR dos Exércitos, mas sim como um Deus que parece ter rejeitado e abandonado seu povo, como um Deus que está disciplinando Seu povo e parece estar distante.

O salmista clama em Salmo 44:26, “Levanta-te, sê nossa ajuda, e resgata-nos por causa do teu amor.” Então, no Salmo 46:1, tudo muda, pois ele se volta ao Senhor e diz: “Deus é nosso socorro bem presente na angústia.”

Talvez hoje você se encontre na parte da história onde está clamando pela ajuda de Deus, sem entender Seus planos para o momento, sentindo-se abandonado e rejeitado pelo Senhor. Se você está se sentindo assim, o Senhor quer falar com você hoje dizendo: EU SOU SUA FORÇA E SEU REFÚGIO, UM SOCORRO BEM PRESENTE NAS TRIBULAÇÕES! Mesmo que as guerras estejam surgindo, e os montes em que você se refugiava estejam caindo, EU, o Senhor, estou perto de você para protegê-lo, abrigá-lo, segurá-lo, confortá-lo e LUTAR por você.

Mas você ainda pode questionar: “Eu não tenho sentido Sua presença e proximidade… como devo sentir paz e conforto?”

A resposta está no versículo 10: “Entregue a sua ansiedade, AQUIETE-SE E RECONHEÇA (ou SAIBA) QUE EU SOU DEUS…”

Você pode estar se afogando em suas dificuldades e emoções porque está muito ocupado pensando nelas e se distraindo com elas. Mas, se você apenas ficar quieto em Sua presença, se apenas entregar a Ele sua ansiedade e SABER QUE ELE É… Ele é bom, Ele está perto, Ele é fiel, Ele é poderoso, Ele está lutando por você, Ele é seu lugar seguro, Ele é seu abrigo, Ele é seu protetor, Ele é Deus, Ele é suficiente em tempos de angústia e em tempos de paz, Ele é o Grande Eu sou. Se você apenas descansar em quem Ele é, não em suas circunstâncias, não nos escapes, não no que Ele pode fazer, mas em quem Deus é, você encontrará paz para enfrentar cada estação da sua vida.

Vá até Jesus, o nosso Messias, se você está cansado de lutar e sobrecarregado, e deposite sobre Ele seus pesados fardos em troca do Seu fardo que é leve e Seu jugo que é suave. Decida hoje entregar-se a Ele, descansar em quem Ele é e simplesmente crer que o SENHOR dos Exércitos está ao seu lado, Ele luta por você e hoje Ele o torna mais do que vitorioso em Cristo.