
Como vencer o estresse e a ansiedade?
“Entreguem a ele todas as suas ansiedades e estresse, e deixem-nas ali, pois ele sempre cuida de vocês com ternura.” 1 Pedro 5:7 TPT
“Entreguem suas ansiedades. Fiquem quietos e reconheçam que Eu sou Deus. Eu sou Deus acima de todas as nações, e sou exaltado em toda a terra.” Salmo 46:10 TPT
Pause e reflita
Se você tem lutado contra o constante estresse e ansiedade, pare agora por um momento, antes de dar continuidade à leitura. Respire fundo, remova os pensamentos negativos, de preocupação, de medo e volte seus olhos para o Senhor, que está ao seu lado para ajudá-lo e confortá-lo.
O impacto do estresse e da ansiedade
O constante estresse e ansiedade atacam e incapacitam o desempenho físico e emocional e também escravizam espiritualmente, pois impedem o relacionamento com Deus. Tudo aquilo que enfraquece seu corpo físico e o seu emocional certamente enfraquecerá seu espírito, pois todos estão interligados.
O estresse e a ansiedade estão conectados, pois, ao viver constantemente debaixo de situações estressantes, como constante pressão no trabalho ou nos estudos, problemas financeiros, problemas de saúde, grandes mudanças e sobrecarga, você se tornará cada vez mais sensível a qualquer ameaça, devido à alta liberação dos hormônios de estresse, e assim estará desencadeando ou intensificando a ansiedade. Ambos causam um grande impacto na sua vida e podem paralisar seu desempenho e sua produtividade em todas as áreas, roubando-lhe a alegria de viver e o prazer naquilo que é bom e vem do Senhor.
Se você se encontra lutando contra esses sintomas, NÃO DESANIME, NÃO DESISTA! A boa notícia é que o Senhor está ao seu lado e Sua Palavra é capaz de trazer conforto e renovo à sua alma. O Senhor não tem prazer em vê-lo mergulhado na angústia, na preocupação e na ansiedade, e por isso Ele deixou, em Sua Palavra, o remédio para vencermos estes sentimentos, estes sintomas que nos roubam da plenitude de vida que Deus tem a nos oferecer.
Passos para reduzir o estresse
Se você busca diminuir o seu estresse e ansiedade, adote imediatamente os seguintes passos extraídos das Escrituras:
1. Olhe para Cristo e não para os problemas
Deter-se nos problemas produz um turbilhão interior e impede que o poder de Cristo, o Príncipe da Paz, o conforte e acalme. Você se torna aquilo que contempla, ou seja, se você decide contemplar apenas os problemas ao seu redor e as circunstâncias difíceis que enfrenta, será tomado pelo estresse e se tornará preocupado, irritado, ansioso e desanimado. Mas, se o seu olhar estiver voltado para CRISTO, para quem Ele é e para Suas promessas, você será feliz, confiante, corajoso, animado e tranquilo, pois estará descansando em quem Deus é.
“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida proposta para nós, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, ao desprezar a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.” (Hebreus 12:1-3)
APLIQUE:
- Escreva todos os atributos de Deus que lhe vêm à mente e pense sobre eles constantemente. Exemplo: Deus é BOM, SANTO, CUIDADOSO, AMOROSO, PACIENTE, FIEL…
- Todo dia, ao acordar, leia esta lista e reflita sobre quem Deus é para você.
2. Elimine os pensamentos negativos
As Escrituras revelam que você se transforma naquilo em que pensa (Veja Provérbios 23:7).
Então, em vez de ocupar-se com aquilo que lhe causa estresse, apague os pensamentos negativos usando como borracha as promessas cheias de alegria descritas na Bíblia:
“Estejam sempre cheios de alegria no Senhor; e digo outra vez: regozijem-se! Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas. Se fizerem isto, vocês terão experiência do que é a paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender. Sua paz conservará a mente e o coração de vocês na calma e tranquilidade, à medida que vocês confiam em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:4, 6-7)
O versículo, porém, não termina aí. Nos versos seguintes, Paulo entrega a chave para experimentarmos paz perfeita: FIRMAR NOSSOS PENSAMENTOS NO QUE PROVÉM DE DEUS. Ao pensar constantemente naquilo que vem do Senhor, os pensamentos negativos não terão espaço para incomodá-lo.
“E agora, irmãos, ao terminar esta carta, quero dizer-lhes mais uma coisa. Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas boas e belas que há em outras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas” (Fp 4:8).
”Finalmente, irmãos, pensem em tudo o que for verdadeiro, tudo o que for digno de respeito, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, em tudo o que houver alguma virtude ou algo de louvor.” (Filipenses 4:8)
APLIQUE:
- Faça uma lista com os pensamentos que lhe causam estresse e despertam sua ansiedade. Ao lado de cada um deles, escreva um versículo bíblico que sirva como antídoto para combater esses maus pensamentos.
- Durante o dia, toda vez que vierem pensamentos negativos, substitua-os imediatamente pelos versículos e promessas de Deus.
3. Medite na Palavra de Deus
Como você pode manter seus pensamentos naquilo que provém de Deus se não medita constantemente em Sua Palavra? Certamente, é impossível firmar seus pensamentos no Senhor e na Sua Palavra sem conhecê-los bem. Por isso, MEDITE E ESTUDE AS ESCRITURAS.
Medite diariamente na Palavra de Deus e leia em voz alta passagens bíblicas que afastem o medo e a preocupação. Ore com tanta frequência quanto lhe for possível. Pense, reflita, escreva sobre um versículo e deixe que o mesmo tome vida em você, a ponto de moldá-lo e transformá-lo inteiramente.
“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e a alegria do meu coração…” (Jeremias 15:16)
Você só é verdadeiramente feliz quando anda com total integridade, andando na luz da Palavra de Deus.
“Que alegria invade todos os que guardam os caminhos de Deus, aqueles que o buscam como a paixão do seu coração! Eles nunca farão o que é errado, mas sempre escolherão os caminhos do Senhor.” (Salmos 119:1-3)
A Palavra de Deus é um antídoto eficaz na vida diária tanto para a depressão, estresse e ansiedade.
APLIQUE:
- Cite as Escrituras em voz alta três vezes por dia, antes das refeições. Medite nelas durante todo o dia e, novamente, cite os textos bíblicos antes de ir para a cama.
- Mencione as Escrituras em suas orações e pense nas promessas de Deus.
- Escreva e memorize versículos.
4. Ore e agradeça a Deus por todas as bênçãos recebidas
Quando está sob estresse, você tende a esquecer-se de tudo o que Deus já fez e está fazendo em sua vida. Suas bênçãos excedem em muito, qualquer crise passageira. Ao orar por necessidades pessoais, agradeça-Lhe também por Seu cuidado providencial:
“Portanto, meu conselho é: Não fiquem preocupados a respeito de coisas: o que comer, o que beber e o que vestir. Porque vocês já têm a vida e o corpo – e eles são muito mais importantes do que o que comer e o que vestir. Olhem os passarinhos! Eles não se preocupam com a comida – eles não precisam semear, colher ou guardar comida – pois o Pai Celestial de vocês os alimenta. E para Deus, vocês valem mais do que os passarinhos” (Mateus 6:25-26).
“Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas.” (Filipenses 4:6)
APLIQUE:
- Faça uma lista das bênçãos que desfruta todos os dias e veja como Deus tem sido bom para você.
- Toda vez que for orar, comece agradecendo ao Senhor pelo seu cuidado para com a sua vida e família.
5. Pratique exercícios físicos
Uma das melhores maneiras de aliviar a ansiedade é praticar exercícios aeróbicos pelo menos três a quatro vezes por semana, o que pode ser feito através de caminhadas rápidas, andar de bicicleta e praticar esportes. Estes exercícios devem ter duração mínima de vinte a trinta minutos e ser realizados mantendo os batimentos cardíacos numa frequência entre 65 e 80 por cento da taxa máxima recomendada.
Se você é extremamente ansioso, diminua toda atividade que cria estresse adicional. Por exemplo, se um compromisso superficial, como um evento social ou uma tarefa que deva realizar, acumula muito estresse, desista de participar. Exercícios de relaxamento progressivo ou de respiração profunda são meios de aliviar as tensões. Evite apresentar-se como voluntário para fazer trabalhos extras e elimine todas as atividades não essenciais que causem estresse.
APLIQUE:
- Faça caminhadas ou comece a praticar um esporte pelo menos 3 vezes na semana.
- Convide sua família ou amigos para irem com você para que vocês se motivem uns aos outros.
6. Cuide da alimentação
O que você come e as coisas que faz podem favorecer sentimentos de depressão, ansiedade e estresse. A ingestão de álcool, o hábito de fumar, o consumo excessivo de açúcar, cafeína e alimentos industrializados, tais como pães, farinha e arroz brancos e massas, estão entre algumas das piores escolhas nutricionais e os mais nocivos estilos de vida. E, se você pensa que tais alimentos não afetam seu humor, seus hormônios e o seu emocional, você está enganado.
Hoje você pode RECOMEÇAR a fazer as escolhas alimentares corretas para substituir o estresse e a ansiedade pela alegria, e por força e vigor.
Você pode pensar: Estou estressado e ansioso demais para fazer as escolhas certas. Se este é o seu pensamento, substitua-o imediatamente por: “Porque eu posso fazer todas as coisas que Deus me pede com a ajuda de Cristo, que me dá força e o poder” (Filipenses 4:13).
Siga uma dieta balanceada que inclua muitas frutas, vegetais, cereais integrais, nozes, sementes e carnes magras. Adote estes passos:
- Evite alimentos com alto teor de açúcar, tais como refrigerantes, sobremesas, bolos, tortas, biscoitos, doces e cereais matinais.
- Evite ou diminua radicalmente o consumo de alimentos processados, como broas, pão branco, roscas, chips, macarrão e farinha branca, com a qual a maioria desses alimentos é feita.
- Evite o álcool e a cafeína.
“Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne.” (Provérbios 23:20)
“Pois o bêbado e o glutão empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.” (Provérbios 23:21)
“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine. Acaso não sabem que o corpo de vocês é templo do Espírito Santo, que está em vocês, o qual receberam de Deus? Vocês não são de vocês mesmos; foram comprados por um preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” (1 Coríntios 6:12,19-20)
APLIQUE:
- Aumente a ingestão de frutas, vegetais e fontes de gordura boa, como o azeite, abacate, castanhas, óleo de linhaça etc.
- Diminua o consumo de açúcar refinado, industrializados e óleo de soja.
- Beba no mínimo dois a três litros de água filtrada ou destilada por dia.
Conclusão
E aqui está a receita bíblica para vencer o estresse e a ansiedade. Deus já deixou tudo prescrito em Sua Palavra, basta você decidir hoje ouvir a Sua voz e obedecer aos Seus comandos.
Lembre-se de que o Senhor está ao seu lado para encorajá-lo, ajudá-lo e fortalecê-lo. Ele é a fonte de toda a paz, de toda a alegria e a fonte de toda a vida. Dependa dEle, confie em Sua Palavra e saiba que Sua bondade e fidelidade o acompanharão todos os dias de sua vida.
Trecho Bônus: Experimente um poderoso exercício para reduzir o Estresse e a Ansiedade
Sente-se bem apoiado em uma cadeira. Feche os olhos e redirecione seus pensamentos para Cristo. Então, inspire profundamente por 5 segundos. Depois, segure o ar por mais 5 segundos e, em seguida, expire pela boca por outros 5 segundos.
Para transformar essa prática em um momento de adoração ao Altíssimo, recite em sua mente a frase: “Yahweh, eu te amo”, ou “Yahweh, eu te adoro” durante cada etapa de 5 segundos. Essa frase leva exatamente 5 segundos para ser dita mentalmente, permitindo que você passe para o próximo passo ao concluí-la.
Exemplo:
Inspire profundamente e recite em sua mente:
1 seg – Yah
2 seg – Weh
3 seg – eu
4 seg – te
5 seg – amo
Retenha o ar e recite em sua mente:
1 seg – Yah
2 seg – Weh
3 seg – eu
4 seg – te
5 seg – amo
Expire e recite em sua mente:
1 seg – Yah
2 seg – Weh
3 seg – eu
4 seg – te
5 seg – amo
Este post foi escrito baseado no livro “A Cura Bíblica para a Depressão e a Ansiedade”, de Dr Don Colbert.