
O Hábito de ser grato
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” 1 Tessalonicenses 5:18
Você já parou para pensar como a sua vida seria diferente se, antes de reclamar, você começasse a perceber — de verdade — os motivos para agradecer a Deus?
A gratidão é UM ATO GRANDIOSO, capaz de mudar sua vida.
A gratidão é ato de expressar reconhecimento a Deus por todas as bênçãos que Ele tem derramado sobre você. Ela pode ser expressa de maneira mental ou vocal, através de palavras, cânticos e atitudes, movimentando a sua vida, constrangendo-o a servir o Senhor e intensificando o seu amor por Ele.
A gratidão não é um sentimento apenas, mas uma decisão consciente em louvar a Deus, focalizando no que Ele faz, suas obras e realizações.
Essa decisão envolve parar de associar a felicidade e a satisfação somente ao futuro ou às coisas que lhe faltam alcançar, mas direcionar o seu olhar para a graça dada a você e para as bênçãos que você já desfruta todos os dias por causa de Cristo Jesus!
Os benefícios de SER GRATO
A prática de ser grato tem sido alvo de estudos da neurociência e da psicologia, que comprovaram que são diversos os benefícios da gratidão para a saúde mental, como a redução do estresse, da ansiedade e o fortalecimento emocional para lidar com situações negativas.
Isso acontece, pois o ato de ser grato ativa o córtex pré-frontal medial (região do cérebro ligada à tomada de decisões e emoções), ajudando-o a pensar com clareza e a controlar reações impulsivas; e também libera hormônios como dopamina e serotonina, responsáveis por regular o humor, melhorar a concentração e a vitalidade, deixando-o mais alegre e disposto.
Além disso, ela é uma das virtudes que embelezam o caráter e expressam um coração caloroso, cheio de amor e das palavras de Deus, pois tudo o que você tem provém do Senhor. Reconhecer isso enobrece e enriquece a sua vida.
Reflita: Você tem cultivado um coração grato ou tem permitido que a murmuração ocupe espaço nos seus pensamentos?
Continue esta leitura para aprender como largar mão da murmuração e cultivar uma postura de gratidão em sua vida!
O perigo da murmuração
ATENÇÃO: Não dê espaço para murmuração.
Nos dias atuais a reclamação é tratada como um hábito, como algo automático e para alguns até como um vício, mas a palavra do Senhor adverte como esse pecado compromete a sua santidade como filho (a) de Deus:
“Façam tudo sem murmurações nem discussões, para que se tornem irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração perversa e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no mundo.” Filipenses 2:14-15 NVI
A murmuração revela o descontentamento e a ingratidão da mente e do coração em forma de palavras e atitudes, mesmo que as coisas boas à sua volta sejam mais abundantes do que as ruins.
O coração ingrato envenena a alma e insensibiliza o coração.
Queixar-se constantemente revela e expõe a incredulidade e a insatisfação do coração do homem contra circunstâncias, pessoas e até contra o próprio Deus e suas provisões. Ela o cega para aquilo que já tem e para as bênçãos que desfruta constantemente, tornando-o escravo de situações irreais e supérfluas e de sentimentos de raiva, desgosto e tristeza.
Por esse motivo, discipline a sua mente para cessar essas palavras e atitudes que atraem maldição, tristeza e vazio.
Aprenda hoje a sempre agradecer a Deus por aquilo que Ele já te deu, desde as mais simples até as grandes coisas, desde o acordar até o adormecer, e assim você crescerá e usufruirá das bênçãos de tal desenvolvimento.
A importância da gratidão
A gratidão é o oposto da murmuração. Um coração agradecido está sempre satisfeito, feliz e cheio de paz. Isso quer dizer que não importam as circunstâncias, a sua alma deve estar cheia de gratidão.
Há tanto a agradecer! A palavra de Deus nos promete que ao grato, ao humilde e ao generoso o Senhor acrescentará mais e mais. Porém, ao ingrato, até mesmo aquilo que ele tem lhe será tirado.
“Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Tiago 4:6
A gratidão é uma expressão de fé. Você não tem que ver a resposta materializada para dar graças, mas fazê-la enquanto ora, reconhecendo a fidelidade de Deus às suas promessas.
Quanto mais gratidão você expressa, mais o seu cérebro irá buscar situações e comportamentos que gerem esses sentimentos gratificantes – contribuindo para uma perspectiva mais positiva da vida.
Lembre-se: É pela graça que estamos vivos e que temos pleno acesso à palavra de Deus e à sua presença. Por isso, agradeça a Deus pela sua bondade e reconheça os seus feitos em sua vida!
O maior exemplo de gratidão
Um grande motivo para a sua gratidão constante é o fato de que Jesus, nosso maior exemplo, tinha um coração agradecido; isso se mostra real pelo hábito de Jesus dar graças antes de partir o pão. A atitude de gratidão estava presente na vida d’Ele:
“Graças te dou, ó Pai, porque Tu ouves as minhas orações; porque posso entrar no Santo dos Santos; graças te dou porque me aceitaste como filho, porque posso falar contigo, porque me escutas.” Mateus 11:25-26
O livro de Lucas registra que após a ressurreição de Jesus os discípulos não o reconheceram quando Ele falava a caminho de Emaús. Mas quando entraram em casa, sentaram-se à mesa, e quando Jesus deu graças, seus olhos foram abertos e eles reconheceram que Ele era o Cristo (Lc. 24:30,31).
Aprendamos com Ele a dar graças, àquele que é a fonte de todas as bênçãos.
Aprendendo a ser grato – Coloque em prática:
1. Escreva “pelo que” você é grato(a) — Tire de 5 a 10 minutos do seu dia, logo ao acordar ou antes de dormir, e escreva os motivos pelos quais você é grato (a). Tenho certeza de que você encontrará muitos motivos para agradecer!
Por exemplo:
- Sou grato(a) pela Palavra de Deus;
- Sou grato(a) pela minha casa;
- Sou grato(a) pelo ar que respiro…
2. Transforme a sua murmuração em palavras de gratidão — Mude a sua perspectiva em momentos difíceis para encontrar motivos de gratidão, compreendendo como os desafios podem gerar crescimento.
Quando estiver prestes a reclamar de algo, reflita como aquilo pode ser na verdade uma bênção em sua vida e agradeça ao Senhor em tudo.
3. Ore dando graças — Dedique um tempo do seu dia para orar, direcionando a sua oração em reconhecer o valor das coisas que Deus te oferece. Concentre-se nas pequenas coisas do seu dia a dia que te trazem conforto e bem-estar, como um banho quente ou o alimento em sua casa.
4. Crie lembretes físicos — Utilize um pote de vidro para colecionar notas de gratidão onde você escreverá as suas apreciações. Ao final de todo mês, separe um tempo para lê-los e relembrar as grandes misericórdias de Deus em sua vida.
5. Faça “Caminhadas de gratidão” — Faça caminhadas em um ambiente natural ou na cidade, prestando atenção às coisas boas que encontrar pelo caminho e aos pontos positivos que aconteceram ao longo da sua semana.
Conclusão
A gratidão transforma nosso olhar e nos aproxima de Deus. Quando escolhemos agradecer, mesmo nas pequenas coisas, recebemos paz, alegria e fortalecimento. Deixe a murmuração de lado e cultive um coração grato todos os dias, lembrando que tudo o que temos vem do Senhor. Ser grato é uma decisão que muda a nossa vida!