
Você conhece o significado do Salmo 24?
“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos. Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.” (v7-10)
Você entende o significado destes versos? De fato, é muito difícil compreender o significado dessas palavras sem saber seu contexto histórico e cultural. Por isso, vamos descobrir o real significado deste belo Salmo escrito por Davi.
A história por trás do Salmo 24
A história relata que antes de Davi se tornar rei, ele passava por uma cidade chamada Jebus. Jebus era uma antiga fortaleza e um importante ponto de encontro na terra prometida. Uma terra que os israelitas não conseguiram conquistar.
Cada vez que Davi passava por Jebus, os defensores da cidade apareciam no muro e zombavam dele. “Ei, Davi”, gritavam, “quando você se tornar rei, não tente conquistar este lugar. Vamos colocar aleijados no portão e cegos nas torres de vigia. Mas você ainda assim não nos conquistará.”
Ao se tornar rei, Davi não esqueceu dessas palavras e disse aos seus guerreiros: “A primeira coisa que faremos é tomar Jebus.” E é sobre isso que o Salmo 24 fala.
Quando Davi se tornou rei e derrotou Jebus, ele fez dela a capital de seu reino (hoje conhecida como Jerusalém). Um de seus primeiros atos após conquistar esta cidade foi trazer a Arca da Aliança para a nova capital, Jerusalém.
O Salmo 24, então, é o hino que ele e o povo cantaram ao trazer a arca para a cidade, declarando: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças! levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória.”
As paredes, como que partilhando da descrença de seus antigos habitantes, perguntam: “Quem é o rei que exige que alarguemos os portões?”
A resposta vem: “O Senhor dos Exércitos. Ele é o Rei da Glória.”
Conclusão
A cidade de Jebus, cujo orgulho e autossuficiência a fizeram se considerar imbatível e superior, teve de se render, não a Davi, mas ao Senhor dos Exércitos, cujo poder, força e glória estão acima de todos.
Assim também nós, devemos da mesma forma reconhecer que nada nem ninguém é maior que nosso Deus. Que todos venhamos elevar nossos olhos para reconhecer a entrada de alguém que é maior, mais importante e mais gracioso do que nós mesmos. Que todos venhamos a reconhecer Sua presença e glória, pois o Senhor dos Exércitos está entre nós e reina para sempre.